Esta é uma ferramenta bastente útil para que você possa resolver algums problemas no uso do Windows Mail, fornecida pelo desenvolvedor em http://www.oehelp.com/WMUtil/Default.aspx (em Inglês) porem para quem não tem “familiaridade” com o idioma deixo aqui uma breve descrição da ferramenta:
ANTES DE UTILIZAR A FERRAMENTA É RECOMENDÁVEL EFETUAR O BACKUP DE SUAS MENSAGENS – UTILIZE POR CONTA E RISCO.
Efetue o download da ferramenta através site do desenvolvedor ou então através de minha pasta de armazenamento clicando aqui.
– Esta ferramenta tem as seguintes funcionalidades:
– Compact Database (Compactar a base de dados)
– Repair Database (Reparar a base de dados)
– Clear Outbox (Limpar a caixa de saída)
– File Statistics (Verificar as estatisticas dos arquivos)
– Remove blank files (Apagar arquivos em vazios)
Antes de usar a ferramenta é necessário fechar o Windows Mail. Ao utilizar a ferramenta e indicar o caminho da pasta de armazenamento com a base de dados as opções de “Database Utilities” estiverem indisponíveis verifique no gerenciador de tarefas se o processo WinMail.exe está em execução e o finalize.
Descrições das funcionalidades:
Compact Database (Compactar a Base de dados)
A opção de Compactar arquivos como o nome ja sugere faz a compactação e desfragmentação das mensagens para otimizar o espaço e uso do programa em relação as mensagens. Será aberta uma janela do prompt de comando enquanto o processo estiver em andamento, assim que a janela for fechada o processo foi finalizado.
Se em algum momento houver falha um arquivo de backup da base de dados será criado na mesma pasta de armazenamento tendo o mesmo nome do arquivo original porem acrescentando os dados de dia e hora ao nome do arquivo. Para restaurar esse arquivo de backup basta renomeá-lo para o nome Original(WindowsMail.MSMessageStore)
Repair Database (Reparar a base de dados)
Com esta função é feita a reparação da base de dados de forma automática (assim como citado no método 5 do Post Windows Mail: Mensagem preza na caixa de saída, ao tentar excluir a mensagem apresenta erro: “Ocorreu um erro interno.”)
Será também aberta uma janela do Prompt de comando enquanto o processo é efetuado bem como mensagems solicitando a sua confirmação para que o processo continue, siga confirmando as ações e assim que o prompt de comando for fechado o processo foi finalizado.
Clear Outbox (Limpar a caixa de saída)
Como o nome ja diz ele apaga todas as referencias de mensagens dentro da base de dados para a caixa de saída, muito útil para o caso informando no Post Windows Mail: Mensagem preza na caixa de saída, ao tentar excluir a mensagem apresenta erro: “Ocorreu um erro interno.”
File Statistics (Verificar as estatisticas dos arquivos)
Verifica as estatisticas dos arquivos .eml (e-mails) e .nws (Feeds) que podem estar corrompidos e identificados facilmente com o tamanho de 0(zero)Byte os quais podem causar uma perda de performance (conforme o acumulo) ao uso do Windows Mail. Com este botão você poderá identificar se existem arquivos nessa situação e utilizar a próxima função.
Remove blank files (Apagar arquivos vazios)
Remove os arquivos vazios (com 0bytes) existentes.
Ambas as funções File Statistics (Verificar as estatisticas dos arquivos) e Remove blank files (Apagar arquivos vazios) demoram para ser realizadas, por seja paciente.