Olá pessoal,

Hoje, neste artigo, resolvi abordar sobre a importância das documentações relacionados aos ambientes de computação. Você deve estar se perguntando, pra quê documentar? Dá muito trabalho… Besteira… e por ai vai… estes são alguns pensamentos soltos por ai…

Um profissional bem organizado sempre procura ter tudo documentado para facilitar o seu dia-a-dia, além de reduzir a curva de aprendizagem para os funcionários que chegam à companhia. Muitos vão dizer:

– Não vou documentar para não dar as informações de mão beijada para quem chega.

Eu particularmente acho idiotice o fato de não compartilhar conhecimento, acho uma baita falta de senso, pois você mesmo recebeu conhecimento de alguém, se não fosse isso, não terias as habilidades que possui nos dias de hoje.

Pensando nisso resolvi compartilhar algumas ferramentas que facilitam a vida de um profissional de TI. A primeira delas, é o projeto Sydi – Network Documentation, que possue Scripts para documentação de Servidores Windows, Exchange, SQL Server e Linux (claro que algumas já estão obsoletas, mas ainda ajudam demais), juntamente com uma breve apresentação e exemplos de como utilizar. Lembrando que as informações contidas aqui, podem ser localizadas em http://sydiproject.com/.

Neste artigo trabalharemos com a documentação do ambiente Windows Server e para tal utilizaremos o script SYDI-Server v.2.4

Pré-requisitos da Ferramenta Sydi-Server:

  • Se você quer gerar a documentação apenas em XML, você pode executar a ferramenta no Servidor diretamente, mas minha sugestão é que você utilize um Desktop com o Word instalado, pois existem alguns parâmetros que podemos utilizar.
  • Acesso via Rede ao Servidor e de preferência com o usuário Admin ou Power User, pois a ferramenta utilizar recursos WMI para gerar a documentação

Clique aqui para efetuar o download ou acesse o site abaixo:

Após Efetuar o Download, crie uma pasta no Disco Local C: com um nome qualquer e curto para simplificar a digitação dos comandos, exemplo: DocServer

Descompacte o arquivo na pasta criada no passo anterior.

Executando o SYDI com as configurações padrões

Abra o prompt de comando e navegue até a pasta onde contém os arquivos descompactados do Sydi, em nosso exemplo a pasta é C:\DocServer

Digite: cscript.exe sydi-server.vbs e tecle [ENTER]

Ao teclar [ENTER] o sistema irá apresentar a tela abaixo:

Na Janela Select Target, você deve informar o nome da Máquina ou Servidor que deseja Documentar (Ambiente Windows, seja Desktop ou Server)

Em nosso exemplo, utilizarei um Servidor de Testes chamado WBSRV01, após inserir o nome e pressionar ENTER o sistema apresentará a tela abaixo:

Na sequência a aplicação abrirá o Word e passará a transcrever as informações em Inglês para o documento, ficando algo semelhante à isso:

Se este modelo para você é suficiente, basta salvá-lo e maravilha, você acaba de documentar um ambiente inteiro com Informações:

  • Informações de Sistema
  • Plataforma de Hardware
  • Plataforma de Software
  • Discos de Armazenamento
  • Configurações de Rede
  • Configurações Genéricas
  • Informações de Contato
  • Senhas

Executando o SYDI com as opções de Saída

Eu prefiro utilizar este modelo, pois inicialmente exporto para um XML e na sequência, utilizo o script para tradução em Português para poder apresentar aos demais colaboradores que de repente não estão familiarizados com o idioma Inglês.

Vamos lá….

O processo é bem semelhante.

Abra o prompt de comando

Acesso a pasta aonde descompactou o Sydi-Server

E execute o comando:

cscript.exe sydi-server.vbs -oServer1.xml -ex [enter]

Obs: onde aparece Server1.xml, sugiro colocar o nome do servidor, exemplo WBSRV01, pois assim você criará um XML para cada Servidor em seu ambiente.


Informe no nome da Máquina ou Servidor que deseja Documentar e clique no botão Ok


o sistema apresenta as mesmas informações


Após finalizar, note que na pasta C:\DocServer existe o arquivo WBSRV01.xml


Se você edita-lo, terá algo parecido com a imagem abaixo:


Como traduzir o arquivo XML gerado pelo SYDI-Server

O comando é bem simples, entretanto você precisa copiar o Arquivo “C:\DocServer\tools\ss-xml2word.vbs” e “C:\DocServer\language\lang_portuguese.xml” para a raiz da pasta criada nos passos anteriores, em nosso exemplo C:\DocServer

Feito isso, basta executar o comando: cscript ss-xml2word.vbs –xWBSRV01 – llang_portuguese.xml e teclar [ENTER]

Após pressionar [ENTER] o sistema apresentará a tela abaixo:

Na sequencia o Word será aberto e fará a tradução em Português e apresentará algo como:

Conclusão


Nesse pequeno artigo, mostramos como documentar seu Ambiente utilizando a Ferramenta SYDI-Server e como traduzir para o Nosso idioma. Vale lembrar que este é apenas um resumo, recomendo veementemente que acessem a documentação do Projeto em http://sydiproject.com/.

Deixo aqui o meu agradecimento à equipe do Projeto Sydi pela iniciativa em ajudar os profissionais de TI com esta atividade Árdua.

Espero que aproveitem esta dica em breve escreverei um artigo sobre como documentar Servidores Hosts de Hyper-V com o script: Get-HyperVReport.ps1