
Que tal utilizar uma alternativa mais leve que o Management Studio para gereciamento de recursos do SQL Server, Azure SQL Database e Azure SQL Data Warehouse? E se esta solução for compatível com Linux e macOS, além de Windows? E se tivermos ainda funcionalidades como exportação para Excel e JSON, além de suporte a ferramentas de linha de comando como PowerShell, Bash, sqlcmd e bcp?
A resposta a todas estas questões está no SQL Operations Studio, uma ferramenta open source disponibilizada pela Microsoft recentemente (Novembro/2017) em modo Preview.
Nas seções a seguir estão listadas algumas das características e funcionalidades oferecidas por este novo projeto multiplataforma.
Download
Para efetuar o download mais recente do SQL Operations Studio acesse o link a seguir:
https://docs.microsoft.com/en-us/sql/sql-operations-studio/download
Além de instaladores (atualmente disponíveis para Windows e Linuxapenas), é possível também baixar pacotes compactados contendo todos os arquivos necessários à execução do SQL Operations Studio:
Primeiros passos
No caso específico do Windows, o arquivo sqlops.exe deverá ser executado a fim de proceder com o uso do SQL Operations Studio. A tela inicial deste aplicativo se assemelha bastante à interface do Visual Studio Code, editor de código também open source mantido pela Microsoft:
Uma nova conexão a um servidor deverá ser criada a partir do ícone Servers:
Um dashboard aparecerá então para cada conexão a servidor gerada:
Compatibilidade com Linux
Embora o SQL Server conte com o suporte a Linux desde a versão 2016, ainda não existia uma ferramenta gráfica da própria Microsoft que simplificasse tarefas de administração nesta plataforma. Na próxima imagem é possível observar o SQL Operations Studio em uso a partir do Ubuntu:
IntelliSense e syntax highlighting
Assim como acontece no Management Studio, funcionalidades como IntelliSense e syntax highlighting também estão presentes no SQL Operations Studio:
Exportação para Excel e JSON
A exportação para Excel e JSON são recursos bem-vindos, simplificando bastante tarefas que envolvam a extração pontual de dados para utilização posterior:
Uma das grandes vantagens da funcionalidade que cria arquivos do Excel está na exportação correta de diferentes tipos de dados:
A seguir temos um exemplo com o conteúdo de um arquivo JSON gerado a partir do SQL Operations Studio:
Utilizando ferramentas de linha de comando
O acesso a ferramentas de linha de comando será possível por meio do menu Visualizar, opção Terminal Integrado:
A seguir é possível observar a integração com o PowerShell:
Já a próxima imagem demonstra a integração com o Bash a partir do Linux (Ubuntu):
Integração com Git
Há também a possibilidade de versionamento de scripts através do uso do Git:
Referências
What is Microsoft SQL Operations Studio (preview)?
Fonte: Renato Groffe