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EXO: Remoção de um usuário do Restricted Users portal após o envio de spam

Olá pessoal, hoje daremos uma dica de como remover um usuário do Restricted User do Microsoft 365 logo após envio de spam.

Se um usuário enviar continuamente emails classificados como spam do Office 365, ele será impedido de enviar emails, mas ainda poderá recebê-los. O usuário será listado no serviço como um remetente (ruim) e receberá uma notificação de falha na entrega (NDR) informando:

“Your message couldn’t be delivered because you weren’t recognized as a valid sender. The most common reason for this is that your email address is suspected of sending spam and it’s no longer allowed to send email. Contact your email admin for assistance. Remote Server returned ‘550 5.1.8 Access denied, bad outbound sender.”

Como remover o usuário bloqueado?

  1. Efetue logon como Office 365 global administrator no portal
    https://protection.office.com/restrictedusers
  2. Clique em Threat management > Review > Restricted Users.
  3. Em seguida localize o usuário que deseja e selecione Unblock.
  4. Você deve seguir as recomendações para garantir que está tomando as ações adequadas caso a conta seja realmente comprometida. Clique em Avançar quando terminar.
  5. A próxima tela terá recomendações para ajudar a evitar comprometimentos futuros. Habilitar multi-factor authentication (MFA) e alterar as senha são boas praticas. Clique em Unblock user quando terminar.
  6. Clique em Yes para confirmar alteração.

Para garantir que os Admins recebam alertas quando este sintoma ocorre, verifique se a politica por nome User restricted from sending email está ativa no seu tenant através do link https://protection.office.com/alertpolicies

Obs: A politica como o nome User restricted from sending email é default, portanto basta editar em caso necessário.

Até a próxima;

Marco Antonio (Mada)

07/03/2020
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