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Erro 0X80190194 quando o MSOutlook tenta efetuar o download do OAB

 

Situação Problema: A mensagem de erro 0X80190194 aparece quando o usuário tenta efetuar o download das atualizações do Offline Address Book (Catálogo de endereços) via web.

Solução: A motivo de entendimento o que acontece é o seguinte:

1-    O cliente do MS Outlook inicia na máquina cliente e conversa com o serviço de Autodiscover suportado pelo seu servidor de domínio (o serviço de Autodiscover apresenta todas as informações do domínio, no nosso caso, as informações pertinentes são as que estão relacionadas ao Exchange). O serviço responde com um arquivo Autodiscover.XML que contém todas as informações dos serviços web do Exchange

2-    O Outlook recebe o arquivo e encontra a chave <EXCH> onde contém as informações da rede corporativa interna e a chave <EXPR> para localizar os serviços de Outlook Anywhere externos.

3-    Quando você seleciona a opção de “Ferramentas > Enviar/Receber > Baixar o catálogo de endereços > OK” o Outlook olha pelas chaves de OAB url e traz todas as informações publicadas e fecha uma conexão HTTPS para efetuar o download das novas atualizações.

4-    O arquivo é verificado e o Outlook encontra as mudanças entre o local e o novo arquivo. A nova atualização é então realizada.

5-    O novo arquivo pode ser encontrado em c:Program FilesMicrosoftExchange ServerClientAccessOAB (no servidor). Esse arquivo será copiado através do Servidor01e Servidor02 pelo do serviço de FDS (File Distribution Service).

Quando existem mais de um servidor de Exchange no domínio com o serviço de Client Access Server (CAS) e de Mailbox Server os arquivos são modificados a cada vez que por exemplo, um novo arquivo OAB é gerado, uma mudança tenha acontecido entre os arquivos, o OAB Generation Server tenha mudado, o Pool para replicação seja maior do que 8 horas ou se um arquivo do OAB tenha sido alterado.
Uma maneira de saber se o seu arquivo OAB foi replicado para a OAB Default Web Site é olhar para o evento ID 1008 no log do aplicativo do EventViewer.

Solução 1:

1-    Uma forma de forçar essa replicação é reiniciar o serviço através da linha de comando NET STOP MSEXCHANGEFDS e então iniciá-los novamente pelo comando NET START MSEXCHANGEFDS nos dois servidores de Exchange.
2-    Após os comandos, um novo evento com o ID 1008 será apresentado no EventViewer sobre a seção Aplicativos.
3-    Aguarde alguns minutos e tente novamente efetuar o download de catálogo de endereços.

Observação: Caso queira agilizar a cópia entre os CAS digite a seguinte linha de comando no Microsoft Exchange Shell:

Get-OabVirtualDirectory| Set-OabVirtualDirectory -pollinterval 2

Você deve voltar o valor para o padrão novamente que é 480 pelo comando:

Get-OabVirtualDirectory| Set-OabVirtualDirectory -pollinterval 480

Solução 2: Deve ser aplicada somente se a primeira não funcionar

1-    Entre no Servidor01(o primeiro servidor que foi instalado e que deve ter o OAB como padrão) e acesse os seguintes caminhos:
Pasta local: C:Program FilesMicrosoftExchange ServerExchangeOAB
Pasta UNC: \servidor01ExchangeOAB
2-    Copie as pastas e arquivos para o outro servidor e cole-os na pasta C:Program FilesMicrosoftClient AccessOAB
3-    Uma vez que os arquivos tenham sido copiados o erro não deverá aparecer novamente.

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